Manhuaçu se prepara para a Conferência de Políticas sobre Drogas
A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) está se preparando para realizar a IV Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento acontecerá no dia 22 de setembro, na Igreja Metodista, a partir das 12h.
A conferência será o espaço onde os diversos segmentos participantes terão direito de se manifestar, opinar sobre a questão e elaborar diretrizes que vão nortear o trabalho no município. O evento será aberto a toda a população interessada no assunto, que está cada dia mais “avassalador”, levando muitos jovens a um caminho sem volta, destruindo muitas famílias.
Para ampliar a discussão acerca do tema da conferência pelo menos quatro eixos temáticos foram definidos. O eixo 1 abordará a educação: será discutido a diversidade de ideias e o pluralismo de concepções que influenciam na abordagem da temática de álcool e outras drogas. Também irá propor sugestões para a criação e implementação das ações específicas nesta temática no currículo escolar. O eixo 2 falará sobre as redes sociais e mídia, bem como a influência da mídia e das redes sociais na construção da identidade do jovem, no partilhamento de ideias, objetivos, pensamentos e valores em comum.
No eixo 3, está inserida a participação cidadã do jovem, e discutirá sobre o protagonismo e engajamento do jovem nas políticas públicas e questões sociais relacionadas ao fenômeno das drogas. O eixo 4 abordará a saúde, assistência social e segurança pública. Irá debater o panorama atual das redes de saúde, assistência social e segurança pública existentes em Minas Gerais e propor sugestões para adequação ou implantação de novos serviços direcionados ao público jovem.
Em entrevista à reportagem “TL”, a Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório falou da necessidade de se ter a presença de representantes da sociedade para fortalecer o trabalho sobre a conscientização e o combate às drogas, e a elaboração de um plano eficaz, para desenvolver as atividades propostas. Muita coisa está sendo feita, mas com a participação de toda a sociedade novas ideias podem surgir. “Estandes com apresentação de oficinas do CRAS, trabalho do CREAS serão mostrados durante a conferência. As ações do CAPS, comunidade terapêutica e equipe de combate ao fumo da Secretaria Municipal de Saúde, também estarão sendo apresentadas à comunidade participante”, explica Giuzaina Gregório.
Ouça a entrevista com a Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório:
Eduardo Satil – Tribuna do Leste