Cantinho do Produtor: 16% dos cooperados da Cooxupé estão com problemas com a Broca
Dos quase 14 mil cooperados da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), 16% estão com problemas com a Broca, inseto que se alimenta do fruto do café, destruindo a parte interna do grão e trazendo prejuízos qualitativos e quantitativos ao produtor. Em 2007, apenas 2% dos grãos que entraram na cooperativa estavam danificados.
Desde que o governo proibiu o uso do inseticida Endosulfan, produto padrão altamente eficiente no controle da praga, porém extremamente tóxico, as infestações da praga aumentam bastante em áreas de regiões produtoras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está analisando outros agrotóxicos para usar no combate do bicho, mas a eficácia deles ainda não foi comprovada.
Uma das técnicas utilizadas nas lavouras para combater a broca é evitar o que os especialistas chamam de “colheita malfeita”, ou seja, após a colheita e depois da varrição dos grãos que caíram, os produtores precisam evitar que grãos continuem no pé ou mesmo no chão. O motivo é simples: se esses grãos estiverem com a Broca, a praga vai continuar na plantação e, no próximo ano, na outra safra, esses pés serão atacados novamente.
Fonte: Redação do Café Point.