CulturaDestaqueRadio AM710Radio FM

Premiados os responsáveis pelo maior tapete da Santa Ceia em areia colorida

O anfiteatro da Câmara Municipal foi palco da homenagem e premiação na noite de segunda-feira (7) aos 27 participantes entraram no Rank Brasil, por terem confeccionado o maior tapete da Santa Ceia em areia colorida do Brasil. O projeto foi desenvolvido no dia 15 de junho, em que foi celebrado o Corpus Christi pela comunidade católica.

Na Paróquia do Bom Pastor, os ministros da Eucaristia das comunidades Imaculada Conceição (Coqueiro), Sagrado Coração de Jesus (Catuaí) e Santa Terezinha se uniram para um trabalho com muitos detalhes, que exigiu habilidade, participação e força de vontade de todos. O que não sabiam é que o resultado de esforços renderia um novo recorde para o artista plástico, Comendador Fabrício Santos.

O imenso desenho do tapete da Santa Ceia feito de areia colorida com pó xadrez, mediu 14,70m x 9,30m, no pátio da Paróquia do Bom Pastor da cidade de Manhuaçu para a celebração de Corpus Christi e foi reconhecido como sendo a maior Santa Ceia.

O artista plástico, Fabrício Santos conta que o tapete demandou a participação de cada um, já que exigiu muitos detalhes. Gastou-se um caminhão de areia, que foi peneirada pela equipe de apoio e em seguida colorida com as cores amarelo, azul, verde, vermelho, marrom e preto. Também foi utilizada a cal branca para colorir os pequenos espaços, misturado com areia para os tons mais claros de ocre, salmão e pele.

Durante a entrega da premiação do Recorde do maior tapete da Santa Ceia em areia colorida do Brasil, os convidados ficaram maravilhados com o que puderam acompanhar no universo da arte. A presidente do Conselho do Patrimônio Cultural, Dilma Resende Lima destacou a importância da preservação da história, quer que seja patrimônio público ou particular. “A memória cultural não está sendo preservada. Precisamos atentar para não deixarmos que tudo se acabe e a história suma à nossa frente”, disse Dilma Resende.

O Pároco do Bom Pastor, Pe. Mundinho ficou entusiasmado com o que foi apresentado, com a manifestação através do desenho, que se tornou algo tão expressivo. “Vejo com alegria esse resultado, pois a Igreja sempre colheu a arte. Essa premiação do Fabrício e equipe, traz muita alegria para todos nós, da paróquia Bom Pastor”, relata Pe. Mundinho.

Ao falar da premiação, o Comendador Fabrício Santos e a esposa, Marilza Alvarenga Santos, foram enfáticos em dizer que o resultado foi fruto de um trabalho em equipe. Para Fabrício Santos, o reconhecimento da Santa Ceia em areia colorida maior do Brasil foi uma inspiração divina, como sinal de sua devoção.

O comendador também recebeu das mãos do vereador, Geovani Mageste Hott, a Moção do Recorde em nome da Câmara de Manhuaçu. Os demais receberam também um certificado e um troféu como símbolo de homenagem. Os homenageados foram:  Marilza Alvarenga Teixeira Santos, Henrique Fabry Teixeira Santos, Laura Luísa Teixeira Santos, Hermes Angelino Figueiredo, Amália Maria Siqueira Figueiredo, Emerson Pazeli de Souza, Priscila Angélica de Oliveira Silva Pazeli, Eliene Rodrigues de Freitas Temer, Letícia Rodrigues Pena Temer, Maria de Lourdes dos Santos, Udson Vicente Caldeira, Marcos Antônio Lacerda, Vanilda de Souza Lacerda, Mirla Barbosa Ferreira, Sonia Gomes Botelho Braga, Rubens Alves de Andrade, Karine Barbosa Moreira Alves, Andreia Marcial de Arruda, Geralda Lima Carlos, Maria do Carmo de Oliveira, Luzia da Silva Sotte, Belmiro Oliveira Silva, Silvio Lucio da Conceição, Tânia Maria de Souza, José Carlos Gomes, Reber Gomes da Silva e Pedro Henrique Gil Alcon Silva.

Ouça a entrevista com a secretária de cultura, Gena Clara: 

Ouça a entrevista o Pároco do da Igreja do Bom Pastor, Padre Mundinho: 

Ouça a entrevista com Pe. Júlio Pessoa Franco: 

Ouça a entrevista o artista plástico, Fabrício dos Santos: 

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo