ColunistasDestaquePe. José Raimundo (Mundinho)

Reflexão: Manhuaçu, a “capital do estado”!

Pe. Mundinho, sdn

Após a realização do Fórum Regional do Governo do Estado de Minas Gerais do Território do Caparaó (que compreende mais de duas dezenas de municípios) e região, em nossa cidade, no dia 29/06, quinta-feira passada, algumas reflexões surgem em nosso horizonte. Inicialmente registramos o empenho de muita gente na preparação e realização do evento. Toda uma mobilização foi feita a partir, sobretudo, da prefeita Cici Magalhães e de todo o corpo administrativo da prefeitura, órgãos e instituições.

Ouça também:

Manhuaçu se tornou, simbolicamente, a capital do estado, uma vez que acolheu gabinete do governador Fernando Pimentel com a presença de vários segmentos do poder público constituído: governador, secretários, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil de vários municípios do território.

Manhuaçu tem uma pujança na localização geopolítica da região. A cidade se tornou referência em vários aspectos de ações do desenvolvimento da região em torno. Várias instituições governamentais sediadas na cidade prestam serviços ao público vizinho. Sua economia e seu desenvolvimento enquanto município tem se projetado no mapa econômico de Minas Gerais e do Brasil. Daí o governo estadual se sensibilizar e voltar seus olhos para esta progressista cidade que tem muito a contribuir para o progresso de nossa gente.

O Território Caparaó constituído de vários municípios, juntamente com a  região abrange 55 municípios e segundo senso de 2010 registra uma população de 675.711 habitantes. O Território, responsável por 2% do PIB mineiro, ainda tem um número elevado (69,7%) de moradores sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto. É um dos grandes produtores de café arábica, leite e cana-de-açúcar do estado, que chama a atenção dos Fóruns para suas necessidades: a taxa de mortalidade infantil e a cobertura pré-natal, o registro de grande incidência do câncer, ocasionado, sem dúvida pelo imenso consumo de agrotóxicos, cuja população não dispõe de uma hospital especializado tendo que percorrer longas distâncias até a cidade de Muriaé para se tratar.

O objetivo dos Fóruns Regionais é facilitar um melhor conhecimento da realidade para que o governo identifique e possa estabelecer um plano de ação que considere o que realmente é importante para os mineiros que aqui vivem. A atual administração estadual tem o objetivo de incluir a população no processo de planejamento das ações governamentais. Isto nos leva a considerar que somos participantes ativos desta construção. Cabe a nós dar a conhecer a realidade: nossa gente, nossa economia, nosso comércio, nossa agricultura, nossas escolas,  nossos frutos, como também nossas deficiências e carências para o poder constituído se responsabilizar com maior nitidez a vida e bem estar do povo.

Foto cidade: Pedro Henrique Gil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo