Paróquia São Lourenço celebra festa do padroeiro
A Paróquia de São Lourenço se prepara para a festa do padroeiro. As festividades começam na próxima terça-feira, 01/08, e prosseguem até quinta, 10. Tendo a novena o tema “São Lourenço Mártir da Fé”, o período de celebração e aproximação faz renascer em cada coração a força do Espírito Santo. Durante 10 dias, os cristãos participam de celebrações com o espírito voltado para a renovação da fé inabalável como era o Mártir São Lourenço.
De acordo com o Pároco da Matriz de São Lourenço, Pe. Carlos Altoé, o Padroeiro de Manhuaçu viveu sua vida de uma forma intensa, com seus ideais cristãos, e consciência no segmento de Jesus Cristo a ponto de doar a vida plenamente por causa de Cristo. “São Lourenço está entre os diáconos do início da Igreja de Roma, considerados os guardiões dos bens da Igreja e dispensadores de ajuda aos pobres. Ele nasceu em 225 e morreu martirizado em 258, no dia 10 de agosto, em Roma, em um período de grande perseguição a Igreja”. O encalço a que o Pe. Carlos Altoé se refere é centrado no imperador romano da época, Valeriano I, que tinha a grande preocupação de colocar o Cristianismo por terra e por isso ordenou que Lourenço fosse queimado vivo. “São Lourenço foi um grande devoto, fiel, e um exemplo de ser humano. Santo mártir que viveu sua fé e deixou um exemplo para todos”, declarou o Pe. Carlos Altoé.
A cada dia, as comunidades, grupos de reflexão e membros das pastorais e movimentos ligados à Igreja serão responsáveis pela liturgia, acolhida e canto nas celebrações. “Em um primeiro momento a palavra-chave é São Lourenço Mártir da Fé, é o tema da nossa novena em preparação para o dia 10 agosto. Segundo lugar, nós estaremos em sintonia com os 300 anos da Igreja do Brasil, que se volta para Nossa Senhora Aparecida. Em terceiro lugar, a cada dia do nosso novenário iremos refletir sobre um tema. O primeiro será abordado na terça-feira 01/08, e terá como enfoque “Somos mensageiros da boa nova de Jesus Cristo”. Se não assumirmos essa ação como grande compromisso não vamos responder ao apelo de Jesus, hoje”, destaca.
As atividades prosseguem na quarta, 02/08, com o conteúdo “Igreja particular, comunidade e comunhão”, uma oportunidade para refletir a respeito dos trabalhos praticados nas comunidades, lideranças e com grupos pastorais sobre o nono plano de cizânia pastoral. Na quinta 03/08 o tema será: “Iniciados a vida cristã aderimos ao projeto de Jesus Cristo”. É o caminho que a igreja do Brasil está propondo para a reflexão da sociedade nos próximos anos, acerca da vida cristã, compromisso de fé e da igreja, a partir do compromisso desenvolvido nas comunidades.
Na sexta 04/08, o tema “Cuidado da casa comum”, retoma os assuntos tratados nos últimos dois anos da Campanha da Fraternidade, aonde o cuidado com o planeta é responsabilidade de cada ser humano. O sábado, 05/08, terá a abordagem “Atentos a palavra de Deus, respondendo ao chamado”. No domingo, 06/08, a festa de São Lourenço, receberá o tema “Vivendo em comunhão as nossas prioridades: espiritualidade, formação e missão”, e retoma as prioridades da Paróquia São Lourenço, a partir da última assembleia pastoral realizada no final do ano passado, junto as catequeses e aos grupos de reflexão.
Na segunda feira, 07/08, o tema será: “Chamados a viver em comunidade”. A abordagem do assunto engloba a convivência pacífica entre as comunidades, o compromisso cristão, a vivência e a resposta ao apelo de Deus, para que os irmãos e irmão em Cristo possam crescer espiritualmente e conviver de forma harmônica. O tema de terça-feira, 08/08, “Somos responsáveis uns pelos outros”, está ligado diretamente ao assunto de segunda-feira, pois a partir da vivência entre comunidades podem-se criar laços para que ocorra uma convivência de forma plena o compromisso com os irmãos e irmãs que caminham conosco. E na quarta-feira, 09/08, será abordado o tema “Igreja a serviço da vida plena para todos”.
E na quinta-feira 10/08, dia de São Lourenço o tema tratado será “Descubra a felicidade em servir”. Ainda serão realizadas a procissão às 18h e logo após a missa em celebração ao Padroeiro de Manhuaçu. Em seguida, o cantor Zé Vicente, que contém em seu repertório músicas relacionadas a Igreja, aos grupos, as pastorais, juventude e as crianças, convida a população a celebrar uma Igreja viva, missionária e dinâmica. “E usando a expressão do Papa Francisco, uma Igreja em saída, que seja testemunha e anunciadora da boa nova de Jesus”, afirma o Pároco da Matriz de São Lourenço, Pe. Carlos Altoé.
Ouça a entrevista com o pároco da Igreja Matriz de São Lourenço, Pe. Carlos Altoé:
Danilo Alves – Tribuna do Leste