DestaqueMeio AmbienteRadio AM710Radio FM

2ª Romaria das Águas e da Terra acontece no próximo domingo em Caratinga

A diocese de Caratinga sediará no próximo domingo, 04/06, a 2º edição da Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. O evento, que deve reunir milhares de pessoas, terá início na parte da manhã, no Santuário de Adoração, em Caratinga. O encerramento será a tarde, na porta da Catedral. Reuniões periódicas estão acontecendo para a definição da programação e preparação da logística para acolhimento do evento.

Neste ano, o tema da Romaria será “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e o lema “Povos, terras e águas clamam por justiça”. A organização está sendo realizada pela diocese de Caratinga, juntamente com as demais dioceses que compõem a bacia do Rio Doce. Participam da realização também as Cáritas Diocesanas e Regional, a Comissão de Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana e o Fórum Permanente de Defesa da Bacia do Rio Doce. Os organizadores contam com o apoio da Via Campesina e dos sindicatos e associações dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar da região. Também participam da Romaria as Dioceses de Guanhães (MG), Colatina (ES) e a Arquidiocese de Vitória.

Todas estas dioceses fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e foram afetadas pelo crime socioambiental da Samarco, com o rompimento da barragem de rejeitos de minério em Fundão, Mariana.

Em uma Carta Convite para a Romaria, o Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, escreveu que o evento é uma oportunidade evangelizadora da presença pública e profética das Dioceses em defesa da vida.

Um dos organizadores, Pároco da Paróquia de Conceição de Ipanema, Pe. João Batista “Bidu” lembra como surgiu a iniciativa. “Essa ideia das Romarias da Bacia do Rio Doce nasceu do Terceiro Seminário que aconteceu em Valadares. Ano passado, foi realizada a primeira Romaria na cidade de Resplendor com a participação das sete dioceses, incluindo Valadares, Coronel Fabriciano e Itabira, Mariana, Caratinga e foram incluídos a Arquidiocese de Vitória, Dioceses de Colatina e Guanhães. O objetivo é o Grito do Rio Doce. As Dioceses que estão no entorno então clamando junto com o povo. Povos, terras, e águas estão clamando por justiça”, destaca.

Ele convida a todos para participar. “Primeiro nós teremos uma semana missionária, começando dia 29 de maio até o dia 03 de junho, sendo o seminário no dia 02 de junho em Caratinga. Já no dia 04 acontece a concentração no Santuário, às 07h com um café organizado com a participação das nossas comunidades, logo após a saída para a Catedral, vamos lá na estação retornando para a Catedral, onde vai acontecer a Santa Missa às 11h, e em seguida, às 12h um almoço comunitário. Todas as comunidades são convidadas a participar com suas caravanas. ”, finaliza.

Leonardo Medeiros

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo