DestaqueNegóciosRadio AM710Radio FM

IFET e EMATER celebram Dia Nacional do Café com palestra sobre produção de qualidade

Para celebrar o Dia Nacional do Café, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Campus Manhuaçu, promoveu na quarta-feira, 24/05, uma palestra para os alunos do curso Técnico em Cafeicultura.

João Eudes Resende, da EMATER – MG, e Rômulo Matozinho gerente regional da Emater MG em Manhuaçu, foram os convidados a falar sobre os cafés especiais da região das Matas de Minas e da produção cafeeira que fomenta a economia regional.

O diretor geral do Instituto Federal, José Geraldo Soares, conta que a realização da palestra é uma homenagem ao produto. “Como a nossa região a economia básica é café, planejamos homenagear este dia, devido à importância da produção no aspecto econômico e social”.

De acordo com José Geraldo a palestra abordou temas como colheita e produção de cafés de qualidade e que o tema vai de encontro com o principal curso oferecido pelo Instituto. “Entre nossos alunos temos produtores de café, e pessoas que tem interesse pela atividade que é de grande importância para Manhuaçu e toda a região” explica o diretor. “Este é o primeiro curso oferecido pelo campus, e tem duração de 1 ano e meio. O aluno poderá trabalhar toda a parte de produção, secagem, armazenamento, e inclusive, a parte de comercialização.”, detalha José Geraldo.

O palestrante e gerente regional da EMATER em Manhuaçu, Rômulo Matozinho, relata que os trabalhos realizados pelo órgão buscam a valorização da identidade regional como produtora de café de qualidade. “A importância da cafeicultura na região vem de longa data, mas estamos trabalhando para que a região fique ainda mais reconhecida como produtora de café de qualidade e cafés especiais”, diz.

Segundo Matozinho, a EMATER vem realizando trabalhos nesta área desde 2010. Ele fala da presença do Conselho do Café das Matas de Minas que é fundamental na busca da constante valorização da identidade regional como produtora de ótimos cafés. “Os concursos de qualidade de café tem demonstrado isso. Temos ganhado destaque em competições estaduais, regionais e nacionais”, complementa.

Para que o trabalho seja realizado com excelência, a EMATER conta com profissionais qualificados atuando junto aos produtores para obter os melhores cafés. “Nossas equipes são muito qualificadas. Quase todos já estão com pós graduação, e muitas deles já tem especialização na área de cafeicultura”, conta o gerente regional.

O calendário anual da EMATER conta com diversas ações realizadas no dia a dia. “Orientamos desde de qual variedade cultivar, plantar, qual o espaçamento, como fazer a plantação, os tratos culturais, análise de solo e folhas. Tudo isso para que depois, na época pós colheita, obtenhamos os melhores cafés”, detalha Matozinho. “Nós trabalhamos desde o início até o final da colheita utilizando diversas metodologias de extensão rural como eventos, treinamentos, cursos, dias de campo, e oficinas. Tudo isso faz parte do nosso dia a dia e vamos programando tudo ao longo do ano”, conclui.

Matozinho enfatiza que o público alvo de trabalho da Emater são os agricultores familiares.

“O público alvo da EMATER são os agricultores familiares. Que tem a unidade familiares como a principal gestora da propriedade, mas não deixamos de trabalhar com outras categorias de produtores.

Ouça a entrevista com o diretor geral do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares: 

Ouça a entrevista com o gerente regional da EMATER, Rômulo Matozinho: 

Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo