COMSEP prepara reestruturação do estacionamento rotativo
O Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP) está iniciando o trabalho para a reestruturação do estacionamento rotativo na área central e ruas adjacentes, onde os usuários têm sentido que está bastante desorganizado o sistema operacional.
Desde sua criação em 2001, o COMSEP tem traçado diretrizes a serem direcionadas no campo de segurança pública, na soma de experiência em vários aspectos e o direcionamento para um trânsito mais seguro. Nos últimos tempos, as dificuldades foram inúmeras e impossibilitou que o órgão pudesse dar continuidade ao trabalho educativo, realizando a sinalização dos locais definidos como sendo estacionamento rotativo. O usuário paga, mas ao mesmo tempo exige que o dinheiro arrecadado seja revertido em prol da segurança do cidadão, ou até mesmo que seja investido no próprio sistema de fiscalização.
Os comerciantes da área central cobram insistentemente sobre a reestruturação do estacionamento, já que o espaço para estacionar é questão de “luxo” no horário comercial, devido ao fluxo de veículos que diariamente circulam pelas ruas de Manhuaçu. Ultimamente, as dificuldades têm aumentado e deixado a diretoria de mãos atadas, devido a falta de placas de sinalização para cobrança do estacionamento rotativo, que é administrado pelo órgão. Com esse impasse, muitas atividades acabam sendo prejudicadas e, até mesmo a folha de pagamento de funcionários, bem como repasse de verba para que as instituições de segurança pública tenham a ajuda necessária.
O presidente do COMSEP, Flávio Lacerda explica que a reorganização do estacionamento rotativo será importante dentro da estrutura física, que agora requer mais atenção por parte da administração municipal. O usuário paga atualmente R$ 2,00 pelo estacionamento por um período de duas horas. Por outro lado, o COMSEP contará com a fiscalização que será feita pela Polícia Militar em todos os lugares. “A intenção é voltar a ter as vagas, para que possamos ter o retorno para manutenção e investimentos”, diz Flávio Lacerda. As placas já foram confeccionadas e serão colocadas em breve, bem como a revitalização das faixas de pedestres.
Segundo o presidente do COMSEP, já está existindo entendimento com a Chefe do Poder Executivo, para a criação do Conselho Municipal de Trânsito e consequentemente a criação do Departamento de Trânsito, que terá pessoas qualificadas para ajustamento do intenso tráfego de veículos na cidade. “Criado há muito tempo, o objetivo era exatamente o de desburocratizar vagas na área central. O COMSEP quer mesmo é trabalhar e perceber a facilidade dos motoristas dirigindo pela cidade”, completa Flávio Lacerda.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste