DestaqueEsportesRadio AM710Radio FM

Artes Marciais: Kung Fu e a melhoria na qualidade de vida

O Kung Fu é uma modalidade chinesa de arte marcial que consiste na combinação de exercícios para aquecer, alongar e fortalecer a musculatura através de uma sequência de movimentos específicos para cada parte do corpo, podendo incluir treinamentos com bastão, espadas e outras armas. O Kung Fu, além da defesa pessoal, a prática propicia um corpo saudável com músculos, ossos e articulações mais fortes, sendo muitas vezes uma indicação médica para o controle da obesidade, colesterol e glicose. A técnica só não é aconselhável para quem tem problemas cardíacos ou desvios sérios na coluna e nas juntas.

Praticante de Kung Fu desde a adolescência, o Instrutor Tadeu Lima destaca que antes de chutes e socos, o Kung Fu trabalha o controle emocional e possibilita um relaxamento do corpo, sendo, por isso, recomendado para crianças, adultos e até mesmo pessoas da terceira idade. No caso das crianças, Tadeu avalia que os efeitos são bastante positivos, visto que, com a mente relaxada, é mais fácil se concentrar. “Isso influencia o desempenho na escola e até mesmo em outras atividades diárias”, afirma. Já os mais velhos podem utilizar a técnica no combate ao estresse, depressão, ansiedade e outros males que se difundiram por causa da atarefada vida moderna. “Tendo em vista o considerável número de disfunções posturais, dores nas costas e lesões por esforços repetitivos que acometem os trabalhadores em seu período ativo, o Kung Fu é uma forma de prevenção e contribui para a melhoria da qualidade de vida do ser humano”, finaliza.

Incentivando a paz

Quanto à violência, muitas vezes relacionada, por leigos, às artes marciais, Tadeu Lima pondera que o Kung Fu trabalha com a filosofia chinesa e, assim, incita à disciplina e ao equilíbrio. “Temos que ensinar nossos alunos o desenvolvimento da vida e do caráter. Luta é a última palavra voltada para o praticante dessa modalidade”, garante.

Tadeu Lima destaca que antes de procurar uma academia de artes marciais procure conhecer um pouco da história da academia, do seu instrutor, dos alunos. “Como muitas pessoas pensam que artes marciais é sair dando chute e soco em todo e em todos, mas a principal fundamento das artes marciais é o controle e a disciplina. Por isso receber uma boa instrução é primordial na formação do cidadão. Temos em Manhumirim um grande número de adeptos das artes marciais e treinamos numa academia é filiada à União Nacional de Kung Fu e isto representa muito para a nossa. É a garantia de um trabalho sério e comprometido com bom desenvolvimento e formação social do aluno”, completa.

Jailton PereiraTribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo