Reflexão: Ser mulher
Pe. Mundinho, sdn
Um dos grandes avanços sociais de nossa sociedade é a conquista que a mulher vem consolidando na sua vivência e sobrevivência no meio social. Seu papel de mulher, gênero feminino e cidadã, mãe e profissional, agente modificador de costumes e preservador das tradições, este ser semelhante ao homem tem demonstrado e mostrado todo poder e capacidade que um ser criado recebeu das mãos de Deus.
Por vários séculos a mulher foi tratada diferente. Prevaleceu o conceito masculino em tudo, ainda que aparentemente, mas sufocador de direitos e expressões.
As conquistas foram se firmando. Novos horizontes se abriram na sociedade e muitos direitos foram reconhecidos, ainda que a contragosto de muitos, a duras penas, a mulher foi galgando patamares nunca alcançados.
Têm ainda caminhos a ser percorridos. Muita coisa por acontecer que vão delinear os direitos, o respeito e a dignidade da mulher. Excessos existiram e ainda existem! Nem sempre a luta pelos direitos de igualdade são legítimos. Porém é necessário aceitar e conformar com um novo modelo de sociedade, com um novo lugar de relacionamento humano e social em que pese o reconhecimento e o respeito pela mulher.
Ouça também:
Ainda nos assusta quando o poder público se vê obrigado a usar do poder da lei para separar vagões diferenciados no metrô para as mulheres porque são sempre assediadas e desrespeitadas quando viajam próximos de certos homens. Ainda nos surpreendem a censura de certa parte da sociedade às mulheres mães que amamentam os filhos em público. Ou nos incomoda quando mulheres, para chamar a atenção nas demandas reivindicatórias apelam para o desnudamento de seu corpo numa exposição acintosa.
O Dia Internacional da Mulher surgiu de um histórico de movimento reivindicatório nos Estados Unidos para o reconhecimento dos direitos trabalhistas das mulheres. O dia permaneceu e hoje ele é visto mais com um olhar consciente de que o ser feminino merece toda atenção e respeito, carinho e cuidado.
Em vista do Dia Internacional da Mulher queremos não só desejar vitória nas conquistas, mas expressar nosso profundo respeito e reconhecimento à dignidade da mulher em toda sua existência, na maternidade, na vida conjugal, na companhia agradável e amiga, na vida profissional, artística e esportiva, e, por fim na vida pública. Hoje contamos nos quadros do poder público com a presença das mulheres, com algumas exceções, muita capazes e zelosas no serviço do bem comum. Nosso abraço e nosso preito de admiração à mulher que hoje governa nosso município, a Excelentíssima Sra. Prefeita Municipal, Cici Magalhães.
Concluindo nossa reflexão, queremos cumprimentar todas as mulheres que ocupam cargos públicos, no executivo, no legislativo, na justiça, na administração pública e privada, no ensino, na saúde, na dedicação materna do cuidado com os filhos, nas prestações dos mais variados serviços, na vida eclesial (pastorais, grupos, serviços e movimentos), nas associações e instituições, na cidade e na zona rural, nos mais variados campos de trabalho.
Nosso grande abraço, nossa admiração e nossas preces!