CidadeDestaquePoliticaRadio AM710Radio FM

Prefeito de Mutum é o novo presidente do Cis-Caparaó

Aconteceu no início deste mês, a eleição para a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do entorno do Caparaó (Cis-Caparaó). O processo de escolha dos novos dirigentes do consórcio foi realizado sede da entidade que fica na cidade de Mutum. O Cis-Caparaó é composto por 13 municípios da região da Vertente do Caparaó. A maioria dos prefeitos desses municípios assumiu recentemente o mandato e por isso está conhecendo o consórcio agora.

A reunião de escolha da nova diretoria começou com uma apresentação conduzida pelo secretário executivo Márcio Rocha Machado, que trouxe detalhes do cotidiano da entidade. “Os municípios que fazem parte do Cis-Caparó repassam um valor mensal que a gente investe em consultas, exames e outros serviços de saúde mais baratos quando contratados num montante. Muitos desses serviços de média complexidade não são disponibilizados pelo próprio município e por meio de contas do consórcio a população passa a ter acesso” – disse o diretor. Destacou ainda que o consórcio mantém convênio para manutenção de iluminação pública e estuda um projeto para iniciar a coleta de resíduos sólidos. “O consórcio a partir do momento que se tornou público teve a possibilidade de organizar outros serviços. Por exemplo: foi passada para os municípios a responsabilidade de manutenção da iluminação pública. O Cis-caparaó contratou uma empresa de manutenção, por meio de licitação, com menor valor disponível, e ela realiza todo esse processo de trocar lâmpadas, correção de linhas e outros serviços inerentes ao contrato. Temos também um estudo avançado para definir mecanismos de coleta de resíduos sólidos, que deve passar para responsabilidade dos municípios” – finalizou.

Com a explanação sobre o modelo de atuação do consórcio, o próximo passo foi a apresentação das contas do ex-presidente, Júlio Fontoura, que também foi prefeito de Ipanema nos dois últimos mandatos. Terminadas as explanações, passou-se então ao processo de escolha da nova diretoria para os próximos quatros anos.

Eleição

Inicialmente duas chapas concorreriam na eleição do Cis-Caparaó, mas por meio de acordo entre os prefeitos, apenas uma se inscreveu. Por aclamação, João Batista Marçal, prefeito de Mutum, foi escolhido o novo presidente. O 1º vice –presidente eleito foi José Carlos Pereira – Prefeito de Luisburgo; 2º vice-presidente Grosmane  Hermsdorff – Prefeito de Conceição de Ipanema; 1º Conselheiro Fiscal Sérgio Lúcio Camilo – Prefeito de São João do Manhuaçu; 2º Conselheiro Fiscal  João Rosendo – Prefeito de Lajinha e 3º Conselheiro Fiscal  Walter Paulo de Oliveira – Prefeito de Ipanema. Todo o processo de escolha dos novos nomes aconteceu de forma tranquila e dinâmica. Pela primeira vez como prefeito e consequentemente como integrante do Cis-Caparaó, Sérgio Camilo, chefe do excutivo de São João do Manhuaçu, trouxe sua primeira impressão do consórcio. “Minha primera impressão foi à melhor possível. Aproveito para parabenizar os 13 prefeitos porque imperou aqui o diálogo, o bom senso e compromisso com o povo em relação à saúde. Quando chegamos para discutir o Cis, não foi para discutir uma política partidária e ideológica e sim a política da saúde. Estou muito satisfeito de participar de uma entidade tão séria” – finalizou.

Já em seu segundo mandato como prefeito de Luisburgo, José Carlos Pereira foi eleito 1º vice-presidente do Cis-Caparaó. “Primeiramente quero agradecer a Deus por pode participar de dois processos eleitorais do Cis-Caparaó. Isso porque a população da minha cidade me reelegeu e me deu condições para isso. Depois quero dizer que optamos pela unidade de chapa porque senti que podia ser o ponto principal de união do grupo. Assim foi feito e por isso me sinto lisonjeado por fazer parte dessa diretoria e, principalmente, por contribuir com a saúde da região” – comemorou.

Também em seu segundo mandato de prefeito de Mutum, João Batista Marçal, que fez parte da diretoria anterior do Cis, foi eleito o novo presidente. “Estou muito honrado por ter sido aclamado presidente desta instituição tão importante para nossa região. Sei da minha responsabilidade e do meu desafio e estou preparado. Quando aceitei concorrer a esta eleição, assumi o compromisso de construir junto com os prefeitos da região um Cis mais autentico, que presta um serviço de mais qualidade para nossas população. Esta foi uma das eleições mais tranquilas que tivemos na entidade  e isso fortalece a nossa gestão” – afirmou. “Somos um consórcio originalmente de saúde, mas temos outros ramos de atuação que são inerentes aos municípios. Quando o governo federal passou os ativos da energia elétrica para os municípios, nós sentamos e transformamos o Cis-Caparaó em multissetorial e já trouxemos essa responsabilidade para ser trabalhado no consórcio. Agora, nossa primeira demanda nessa nossa gestão, é trabalhar para consolidar o projeto de atender a demanda dos resíduos sólidos e do lixo de maneira geral, que hoje aflige todas as cidades e seus administradores. Precisamos construir um aterro sanitário de acordo com as normas e o consórcio quer sair na frente nesse sentido. Outras atribuições como tratamento de água e esgoto também estão nos nossos planos a partir desse momento” – finalizou.

O consórcio promove reuniões periódicas onde são discutidos os mais variados assuntos. Os treze municípios que compõem o Cis-Caparaó são: Chalé, Conceição de Ipanema, Ipanema, Luisburgo, Lajinha, Martins Soares, Mutum, Pocrane, São João do Manhuaçu, Santana do Manhuaçu, Reduto, Simonésia e Taparuba. Após a escolha da nova diretoria, todos os presentes na reunião participaram de um almoço de confraternização oferecido pelo anfitrião e agora novo presidente.

Klayrton de Souza

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo