A expectativa de vendas de produtos escolares com foco na volta às aulas de 2017 já está aquecida no comércio em Manhuaçu. Papelarias e livrarias estão reforçando os estoques de cadernos, lápis, canetas e livros didáticos. A iniciativa visa dar mais opção de escolha aos pais que estão preparando a volta às aulas dos filhos, visto que o período é o mais movimentado nas papelarias e as vendas ultrapassam em relação aos outros meses do ano.
Para este ano, os empresários do ramo esperam deixar para trás o momento difícil que a economia brasileira vivenciou em 2016. Segundo Sandra Franklin, proprietária de uma papelaria, a expectativa é que as vendas aumentem em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a empresária, o movimento nas papelarias costuma ser maior entre o final de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro. Sandra conta que o estabelecimento está preparado para o período de volta às aulas. “Nossa loja já está arrumada esperando os clientes que vão comprar os materiais escolares. Nossas expectativas de venda são ótimas. Temos uma previsão positiva para esse período e esperamos ultrapassar o resultado de janeiro e fevereiro do ano passado”, disse.
Sandra acrescenta que a procura por livros didáticos e materiais escolares para a volta as aulas 2017 está intenso. “O aumento do número de clientes está superando em muito nossas expectativas, o que nos faz ter a certeza de que estamos acertando em investir em materiais de qualidade, preços acessíveis e excelência no atendimento”, pontua a empresária.
Por fim, Sandra Franklin ressalta que sua loja possui a capacidade de atender a todos os públicos, desde infanto-juvenil até adolescentes. Além disso, a papelaria está oferecendo uma promoção para incentivar ainda mais a clientela de Manhuaçu e região. “O cliente que comprar em nossa loja, concorre a um celular, uma bicicleta, uma mochila e um ensaio fotográfico até 28/02/17. Oferecemos descontos em compras à vista ou parcelamento em até 10x no cartão”, finalizou Sandra Ferraz Franklin.
Antes de sair às compras
Faça uma caça aos materiais espalhados pela casa. Chame seus filhos para uma brincadeira, em casa mesmo, em quedevem fazer uma caça a materiais que sobraram dos anos anteriores. “Vejam gavetas, armários, escrivaninhas e bolsas e procurem por itens que podem ser aproveitados,” explica o educador financeiro, Reinaldo Domingos.
Faça deste dia uma oportunidade de começar a inserir a educação financeira em sua casa. Para animar as crianças, personalize os materiais velhos para que sejam reutilizados de uma forma que agrade à criança. “Faça um ‘caderno da família’, por exemplo, com as folhas que sobraram de vários outros. Imprima uma foto do gosto de seu filho, cole na capa e plastifique. É uma forma de ensinar a criança a não desperdiçar,” diz Domingos.
2) Estabeleça prioridades financeiras que venham antes do material escolar. No mesmo dia, ou assim que possível, reúna toda a família e liste os sonhos que todos querem conquistar durante o ano.Juntos, vejam quanto custará realizar cada um deles e mostre para as crianças que a economia com o material escolar pode ajudar na busca pelos sonhos.
“Se querem viajar, comprar um computador, uma bola, um Ipad, digam para a criança que uma parte será tirada do material. O ideal é que o sonho seja a prioridade delas,” afirma Domingos. Ainda que as duas dicas acima possam tomar um ou dois dias, “um dos segredos da compra bem sucedida é ter tempo,” diz.
3) Negocie com a escola. Muitas vezes não é preciso comprar todos os itens da lista de uma só vez, já que diversos materiais serão usados ao longo do ano letivo. Caso exista essa possibilidade, verifique quais produtos deverão ser comprados primeiro.
“Os preços dos materiais escolares tendem a cair no período pós-volta às aulas, então vale a pena considerar essa possibilidade”, afirma Odahyr dos Santos Junior, diretor interino do Procon de Jacareí (São Paulo).
4) Deixe seu filho em casa. O grande movimento das lojas pode não ser um lugar apropriado para crianças e sua presença geralmente acaba levando os pais a optarem por produtos mais caros e por vezes desnecessários.
5) Busque a melhor forma de pagamento. Descontos podem ser obtidos nos pagamentos à vista, então negocie. A opção de pagar com cartão de crédito pode ser usada para obter uma extensão do prazo.
Danilo Alves / Livia Ciccarini