Manhuaçu presente no Concurso Estadual de Qualidade do Café
A cidade de Manhuaçu será representada na final do Concurso Estadual de Qualidade do Café, que vai eleger a melhor amostra de Minas Gerais 2016. Candidatos de todo o estado estarão presentes no evento de encerramento, agendado para segunda-feira, 19, às 14h30 no Palácio Tiradentes, na cidade administrativa em Belo Horizonte, sede do governo mineiro.
O produtor rural Celso Antônio de Oliveira, de Palmeirinha, será o representante do município. Ele foi o vencedor da 4ª edição do Concurso de Qualidade do Café de Manhuaçu, promovido pela Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Agricultura.
Celso Antônio de Oliveira venceu também a décima primeira edição do Concurso Regional de Qualidade de Café das Matas de Minas, na categoria café natural realizado pela EMATER em parceria com o Governo de Estado, Conselho da Região das Matas de Minas e o Certifica Minas Café. A premiação foi realizada no dia 17 de novembro passado.
Também estará representando a região no evento estadual o produtor rural Aarão Ferreira, da Cidade de Lajinha, que conquistou o primeiro lugar no mesmo Concurso Regional de Qualidade do Café, promovido pela EMATER, na categoria Café Descascado.
Para Paulo Roberto Vieira Correia, engenheiro agrônomo e coordenador técnico da Emater em Manhuaçu, como o café é o principal produto econômico da região, a empresa de extensão vem atuando na busca da melhoria da qualidade. “Por isso realizamos os concursos de qualidade da região e estamos ganhando prêmios aqui, no estado de Minas Gerais e no Brasil graças a esse trabalho desenvolvido” – pontuou.
O engenheiro agrônomo Paulo Roberto, destacou que Manhuaçu é pioneira no estado na realização de concursos de qualidade de café. “Os concursos de qualidade do café da agricultura familiar começaram aqui em Manhuaçu e hoje são realizados a nível estadual” – concluiu. Na competição regional participaram da disputa 468 amostras de 21 municípios.
De acordo com o secretário de Agricultura de Manhuaçu, Sandro Tavares, eventos como estes concursos são de grande importância e reforçou que se têm notado uma grande melhoria nos produtos agrários da região. O Prefeito Nailton Heringer lembrou que foi em seu mandato que o primeiro concurso municipal foi promovido e que está bastante alegre por estar finalizando o mandato tendo realizado quatro edições, incentivando cada vez mais os produtores.
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu