CidadeCulturaDestaqueEducaçãoPoliticaRadio AM710Radio FM

Seminário de Promoção pela Igualdade Racial discute relações raciais e preconceito 

O Conselho Municipal de Promoção pela Igualdade Racial e a Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu, em parceria com a 54a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Superintendência Regional de Ensino e Sind-UTE realizaram o VIII Seminário Regional de Promoção pela Igualdade Racial. Com o mesmo foco, a 54a Subseção da OAB também realizou a 1a Conferência Regional pela Igualdade Racial, com o tema “Sociedade Livre do Preconceito”. Os eventos aconteceram na manhã da última quinta-feira, 17/11, no anfiteatro da Câmara Municipal, com a presença de estudantes, professores, advogados, convidados, além de representantes de instituições que trabalham para a integração, fortalecimento de uma política eficaz para um trabalho regional com várias vertentes, principalmente àquelas ações voltadas para a consciência sobre a igualdade racial.

Dentro do Cronograma bem definido, o seminário teve como tema central a “Educação nas Relações Étnico Raciais”, para melhor entendimento de que verdadeiramente somos iguais. O tema serviu também para uma profunda reflexão sobre a importância do negro nos dias de hoje, quer que seja na busca do espaço em busca de trabalho ou no conhecimento científico e nas demais conquistas dentro do propósito da igualdade.

Para o presidente da Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu, Marco Antônio Cabral, os temas escolhidos para o evento foram fundamentais, a fim de despertar as pessoas, sobretudo os estudantes que estão em busca de informação e fazem a diferença para a transformação social. “Quero agradecer o apoio e a parceria da OAB, Superintendência Regional de Ensino, Sind-UTE e demais instituições que nos ajudaram a promover mais esse evento, que discute e leva as pessoas a uma reflexão sobre o racismo”, ressalta Marco Cabral.

Para a presidente do Conselho Municipal pela Igualdade Racial, Renata Luzia Salustriano Fagundes, as ações do conselho precisam ser reconhecidas e o envolvimento das pessoas torna-se relevante para atingir o objetivo, para que tenham mais consciência e não pratiquem o crime de racismo.

Ao falar sobre a parceria para realizar a 1a Conferência Regional pela Igualdade Racial, com o tema “Sociedade Livre do Preconceito”, o presidente da 54a Subseção da OAB, Dr. Alex Barbosa de Matos disse que traduz a união, que se faz forte para acelerar os resultados no campo da inclusão e o respeito para eliminar o preconceito.

Palestra aborda tema pertinente para o momento

Os organizadores do VIII Seminário e da 1a Conferência Regional pela Igualdade Racial tiveram todo o cuidado para escolher o tema e a palestrante. A diretora de Temáticas Especiais Afro da Superintendência Regional de Caratinga, Giuliana Quintino Teixeira destacou a educação nas relações étnico-raciais. Durante o evento, o presidente da 54a Subseção da OAB, Dr. Alex Barbosa de Mato lançou a campanha “Mostre o Cartão Vermelho para o Racismo”.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo