Melhores cafés de Manhuaçu são premiados
Com o objetivo de valorizar os pequenos produtores que apostam na cafeicultura como a “mola mestra” que alavanca a economia regional, a Secretaria Municipal de Agricultura de Manhuaçu realizou o IV Concurso de Qualidade do Café, que contou com a participação 140 cafeicultores voltados para uma produção qualificada. O envio das amostras aconteceu no mês de agosto até meados de setembro. Depois foram encaminhadas para Machado (Sul de Minas), onde foi feita a prova de qualidade. As amostras estarão concorrendo também ao concurso regional, que será no dia 17 de novembro na AABB (Manhuaçu) e o concurso estadual, que será dia 23 na cidade administrativa.
Durante todo o processo, os produtores despertaram para a necessidade de manter o cuidado para produzir café de qualidade, a fim de garantir mercado externo para a garantia da chancela de qualidade do café produzido no município de Manhuaçu.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, engenheiro agrônomo Sandro Tavares, o evento foi preparado pensando em motivar os cafeicultores do município a participar com muito zelo, dedicação, além de todas as condições para que pudessem sentir-se valorizados com a possibilidade da abertura do mercado externo. “Ao todo nove comunidades foram premiadas no evento. E a todo o momento, a gente percebeu que todos estavam preocupados em preparar o melhor café para garantir participação no concurso de melhor qualidade do produto, para elevar o nome da comunidade e do município”, ressalta Sandro Tavares.
Em busca de uma cafeicultura sólida
A busca de aprimorar tem sido uma batalha incessante por parte dos cafeicultores que part iciparam do concurso. Para o Secretário Municipal de Agricultura, Sandro Tavares tudo aconteceu porque os produtores acreditaram no trabalho e, com muito entusiasmo, prepararam as amostras primando pela qualidade do produto.
A EMATER, CORPOL, CMDRs, Sindicatos e empresas foram parceiros, para patrocinar a premiação aos cafeicultores, que ficaram imensamente felizes. O primeiro colocado geral, Celso Antônio de Oliveira (Palmeirinha) recebeu um cheque no valor de R$1.500,00 e uma roçadeira. O segundo colocado foi Adriana Maria Alves da Silva (Sacramento) e terceiro colocado Elisângela Aparecida Frutuoso (Sacramento). Os demais também receberam premiações diversas. “Foram parceiros que nos ajudaram a realizar esse evento tão maravilhoso”, considera Sandro Tavares.
Outros produtores de Sacramento, Gavião, Soledade, Bom Jesus de Realeza, Boa Vista, Diniz, Palmeirinha Também foram classificados e premiados na categoria “Comunidade”.
Cafeicultores vencedores e premiados
O cafeicultor Celso Antônio de Oliveira (Palmeirinha) diz que ficou bastante feliz com a iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura. “Sinto-me prestigiado e orgulhoso em ter conquistado o primeiro lugar e ainda mostrar o meu trabalho e ser valorizado. Agora estou sendo reconhecido e mesmo com as dificuldades enfrentadas, o cafeicultor não pode perder a esperança”, considera o produtor “vencedor”.
Concurso de Palmeirinha e Boa Vista
O tradicional concurso do café promovido pela comunidade de Palmeirinha teve a premiação junto ao concurso municipal. A comunidade havia preparado a Festa do Café para o dia 29 de outubro, porém, foi cancelada devido à chuva. Pelo menos 40 produtores participaram do evento, e foram vencedores os seguintes produtores 10 produtores.
Já o concurso de qualidade do café do Córrego Boa Vista teve como vencedores Milton Leandro (3o lugar); Marilaine Firmino (2º lugar) e Célio Miguel da Silva (1o lugar). Alguns estarão participando do concurso regional e estadual promovido pela EMATER-MG. Os vencedores serão reconhecidos no 17 de novembro (regional) e estadual no dia 23 em Belo Horizonte. O gerente Regional da EMATER, Rômulo Matozinhos diz que ficou surpreso com os resultados obtidos nas amostras. “Muitos produtores alcançaram nota acima de 80 pontos e isso mostra que estão aproximando da excelência na qualidade do produto, que estará ganhando força no mercado externo”, ressalva Matozinhos.
Eduardo Satil