Alunos do Curso de Formação de Soldados participam de treinamento de choque
Alunos do Curso de Formação de Soldados da 195ª Cia de Ensino e Treinamento, com sede no 11º Batalhão participaram nos dias 8 e 9/11, do treinamento para controle de Distúrbios Civis e restabelecimento da ordem durante manifestações ilegais e violentas.
Segundo o Comandante da Cia de Ensino e Treinamento, Tenente Reis, nesta atividade de primeira intervenção em crises, em que o aluno mesmo sob intenso cansaço físico e psicológico. “Os alunos são levados ao extremo. Mesmo em ambiente controlado, os ataques dos manifestantes são reais e eles precisavam aplicar adequadamente os conhecimentos adquiridos ao longo da matéria”, disse.
A Tropa de Choque pode ser considerada a equipe de força da Polícia Militar. Estes policiais são acionados em casos extremos, como rebeliões e revoltas populares. Não é sempre que esse tipo de problema acontece, mas para fazer parte da corporação é preciso estar preparado. Por isso, antes de concluir o curso técnico de segurança pública, os futuros soldados aprendem todas as técnicas.
O capacete e o escudo são ferramentas indispensáveis para o trabalho da Tropa de Choque. Eles servem de proteção individual para os policiais e com as técnicas usadas pela Polícia Militar podem garantir a integridade da tropa inteira. Uma barreira de escudos também impede a passagem de manifestantes e abre caminho para por fim a qualquer tumulto.
O treinamento dos futuros soldados da Polícia Militar aconteceu no Parque de Exposições da ponte da Aldeia, na parte da manhã e na parte da tarde, debaixo de um sol escaldante. “O policial militar não pode escolher horário, por que trabalhos deste tipo não têm hora para acontecer e temos que preparados para quando acontecer”, ressalta Tenente Reis.
Ainda segundo o tenente, os novos soldados vão reforçar a segurança nas cidades que fazem parte da área de atuação do 11º Batalhão.
Na ocasião, várias situações foram provocadas, durante os dois dias cerca de 20 policiais instrutores e 112 alunos do Curso de Formação de Soldados estiveram envolvidos no treinamento que teve ainda o apoio do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu.
Jailton Pereira