Outubro Rosa: campanha buscar orientar população sobre os perigos do câncer de mama
Até o final deste ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), terão aparecido 57.960 mil novos casos e 14.388 mortes, sendo 181 de homens e 14.206 de mulheres. Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pela patologia, no país e, apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente, pela grande frequência de diagnósticos tardios. Para estimular a detecção precoce da doença e alertar a população, vem ocorrendo, neste mês, a campanha Outubro Rosa.
O movimento é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais, tem mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres
Diagnóstico
A enfermeira oncologista Naira Agostini, realça a importância da detecção precoce do câncer de mama. “Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Naira pontua que o autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas e assim procure rapidamente um médico. Ela relembra que o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biopsia, que podem definir o tipo de câncer e a localização dele.
Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
Hábitos Saudáveis
Para o farmacêutico Rafael Perígolo, boa alimentação e prática de exercícios físicos, diariamente, são bons parceiros na prevenção de doenças, entre elas, o câncer de mama. Ele afirma que informação e análise são as melhores formas de lutar contra o câncer de mama. Entretanto, além do diagnóstico precoce, existem hábitos que ajudam a evitar o desenvolvimento da doença. O farmacêutico esclarece que risco para câncer de mama pode ser reduzido evitando-se ganho de peso durante a vida adulta, principalmente na fase da pós-menopausa, e limitando, por exemplo, o consumo de bebida alcoólica, de cigarros e outros hábitos nada saudáveis.
Rafael ressalta que homens também podem ser afetados pela doença e, apesar de a incidência ser bem menor, não devem se esquecer da prevenção. “O homem tem um papel fundamental como divulgador de informação. Se ele estiver antenado quanto a doença, seja ao próprio benefício quanto da parceira, é um estímulo a mais superar a doença”.
Minicurso
Em apoio a Campanha Outubro Rosa, a Faculdade do Futuro realizou no dia 22/10, um minicurso para divulgar informações gerais sobre o câncer de mama e ginecológico.
Segundo a professora e psicóloga Milene Coelho de Oliveira, o evento teve a intenção de promover o conhecimento e estimular a postura de atenção as mulheres e a necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas. “Estamos engajados nessa campanha com o intuito de alertarmos a população quanto aos métodos de prevenção, pois sabemos que ela e o diagnóstico precoce possibilitam grandes chances de cura. Portanto, eu, a professora Flávia Lugão e os profissionais Rafael Perígolo e Naira Agostini, disseminamos informações acerca das atividades relacionados ao câncer de mama e ginecológico”.
Campanha
Os meses de outubro e novembro são marcados por campanhas contra o câncer de mama e prevenção ao câncer de próstata, respectivamente. Neste período, diversas atividades visam sensibilizar homens e mulheres sobre a importância dos cuidados com a saúde.
Quanto antes a doença for diagnosticada mais eficaz é o tratamento. Em Manhuaçu, uma parceria entre o Laboratório São Lourenço, a Hermes Pardini e Núcleo Anatomia Patológica e o Centro de Diagnósticos por Imagem de Manhuaçu (CDI), está sendo desenvolvida no município sob o slogan “Campanha em Prol da Vida”.
De acordo com o José Eustáquio Ambrósio da Costa, diretor do Laboratório São Lourenço, a campanha de prevenção precisa levar em conta as questões financeiras, principalmente neste momento de crise que o país enfrenta. “Informação é tudo! Mas não precisamos apenas esclarecer a população que ela precisa se cuidar, mas também tornar tais exames acessíveis a todas as classes, a qualquer renda”, afirma.
De 1º de outubro a 30 de novembro todas as unidades do Laboratório São Lourenço estarão realizando exames de diagnósticos de câncer a preços extremamente reduzidos. “Não adianta difundir campanhas de prevenção da doença se a grande maioria da população não tem acesso ao diagnóstico então nessa parceria com estas instituições estaremos oferecendo exames com valores a partir de R$ 15 reais. Esta é uma oportunidade única para a população”, finaliza José Eustáquio.
Danilo Alves/Jailton Pereira