Casa de Cultura de Manhuaçu passa por reformas
Em breve, a Casa de Cultura de Manhuaçu contará com algumas melhorias em sua estrutura. O local está passando por reformas, que buscam ampliar a acessibilidade e preservar a identidade histórica do município. Para isso, a empresa MGTM, especialista em Patrimônio Cultural, Projetos de Restauração e Revitalização Arquitetônica de bens com valor histórico, está direcionando os trabalhos que serão realizados na Casa de Cultura. A previsão de término da obra é de 60 dias.
A ideia do projeto é manter a estrutura do local, realizando as adequações necessárias, conforme explica Rogério Estoter, diretor da MGTM. Segundo ele, o levantamento histórico da Casa de Cultura foi o mais delicado e exigiu especialização, por ser um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico. “Vamos começar pela revisão do telhado, pois o período chuvoso está chegando. Além desta revisão, o trabalho inclui a implantação de um forro novo no salão nobre da Casa de Cultura, visto que o antigo se perdeu, e intervenções em outros forros do local. O projeto também inclui a pintura geral do imóvel e a implementação de painéis expositores, que receberá as obras históricas do município”, explica.
O prédio da Casa de Cultura de Manhuaçu será restaurado através de recursos do ICMS Cultural que são exclusivos para investimentos na manutenção do patrimônio cultural. Segundo a secretaria de Cultura, Mariza Helena Klein, como é um bem tombado, o prédio precisou de um projeto bem elaborado. “Como é um bem tombado, nós tivemos que fazer um projeto de acordo com as circunstâncias da Casa de Cultura. Por isso, as reformas devem ser feitas de forma a não descaracterizar o local”.
Danilo Alves