CidadeDestaqueRadio AM710Radio FM

ANP realiza fiscalização em postos de combustíveis da região

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) fiscalizou postos de combustíveis da região leste de Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Fazenda e Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/Inmetro) acompanhou o trabalho que teve duração de uma semana. Foi verificado se as bombas estão funcionando de forma correta e se os postos de gasolina emitem nota fiscal eletrônica. O objetivo da ação é garantir a qualidade dos produtos vendidos aos consumidores.

Postos das cidades de Abre Campo, Lajinha, Martins Soares, Mutum, Imbiruçu, Matipó e São João do Manhuaçu passaram pela fiscalização.  O Monitoramento de Qualidade dos Combustíveis da ANP é focado no consumidor final, e visa a elaboração de indicadores gerais de combustíveis líquidos – gasolina, óleo diesel e etanol.

De acordo com o fiscal da ANP, Eder de Oliveira, o trabalho da força-tarefa realizado é preventivo evitando fraudes que possam lesar os consumidores. Uma delas é a marcação química de derivados de petróleo líquido com o objetivo de permitir a identificação de solventes usados para adulterar gasolina. “A ANP não avisa que haverá fiscalização mas em todos os lugares onde visitamos, nenhuma adulteração de combustíveis foi registrada. Isso demonstra que os proprietários estão trabalhando dentro das normas” explica Elder.

O auditor fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Júlio Cesar Vidigal, ressalta a importância da ampliação da fiscalização dessa natureza em parceria com os demais órgãos “para reprimir irregularidades que prejudicam o consumidor”, comenta.

Já o fiscal do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-MG), Wanderson Alves de Oliveira avalia como positiva a fiscalização nas bombas medidoras dos postos vistoriados. “O trabalho realizado entre a ANP, Inmetro e Secretaria de Estado de Fazenda é uma cooperação dos órgãos que atuam em diversas áreas para garantir a qualidade do produto que chega ao consumidor. Nos sete municípios fiscalizados tudo estava em conformidade” finaliza Wanderson.

Eduardo Satil / Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo