Cidade

Espaço ‘Só Arte’ valoriza a cultura e artesãos manhuaçuenses

Quem passa pela Praça Dr. Cesar Leite, tem a oportunidade de admirar a exposição de artesanatos, no espaço ‘Só Arte’, que oferece comodidade para os profissionais exporem e visitantes descobrirem novidades. O local, inaugurado em julho de 2014, é o ponto de apoio para muitos artesãos apresentar suas artes e comercializar objetos variados e produzidos com muita criatividade. Antes ficavam no anonimato, mas agora todos que amam a arte têm um lugar certo para mostrar a habilidade. Os expositores recebem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que agora disponibiliza também a Praça Cordovil Pinto Coelho, para que sirva de vitrine e comercializem o que produzem.

Os trabalhos são feitos em pano, crochê, papel, material reciclável e outros objetos que, às vezes são dispensados fora pela população. As artesãs contam que está sendo muito gratificante estarem ali, mostrando seus trabalhos para uma vitrine que ajuda na realização do sonho de quem acredita na renda advinda através da arte.

A artesã Marilene Ribeiro explica que o espaço ‘Só Arte’ recebe pessoas que vêm de outras localidades para visitas no Hospital e acabam aproximando para conhecerem os trabalhos. Outros que passam pela Praça apenas admiram, mas não entram no local por acharem que o espaço é restrito.

Ela enche de orgulho ao falar dos trabalhos, da convivência e da troca de experiência com as colegas. “Fazemos a exposição, comercializamos nossos produtos e ainda conhecemos novas pessoas. Manhuaçu estava precisando de um local como esse para mostramos o que sabemos. E todas as pessoas podem visitar o espaço, a fim de conhecerem o talento de quem trabalha no anonimato”, frisa.

Os produtos são variados, com preço equivalente para cada peça, que pode ser adquirida para decorar o ambiente de trabalho, residência e até para presentear. Com detalhes criativos, as peças são feitas com muito carinho para quem gosta e admira um verdadeiro trabalho artesanal. Ao ser perguntada sobre a maneira com que as peças são confeccionadas, a artesã Marilene Ribeiro ressalta que cada artista tem sua peculiaridade ao executar seu ofício. Mas garante que, quem passar pela praça e visitar o espaço ficará maravilhado com os detalhes colocados em cada objeto, pois todos os artesãos colocam no trabalho a criatividade do mundo da arte.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo