CidadeEducação

Colégio Tiradentes promove projeto de conscientização política para alunos do ensino médio

O projeto “Aptos a votar, aptos a governar” foca a formação crítica dos alunos e o conceito sobre voto como cidadãos atuantes na comunidade. 

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Manhuaçu desenvolveu nos últimos dois meses o projeto interdisciplinar “Aptos a votar, aptos a governar” voltado para o ensino médio. As professoras organizadoras Vanessa Gomes e Rodriene Gomes explicam que o objetivo é “estimular de forma crítica o conceito que os alunos cidadãos têm sobre o voto e reforçar a ideia de formação de cidadãos plenos, aptos a atuar como agentes transformadores dentro da comunidade”.

O projeto abriu espaço para a manifestação de ideias e discussões em sala de aula para trabalhar a conscientização política dos alunos. Integrou a programação uma visita à Câmara Municipal de Manhuaçu para conhecer o funcionamento com participação de uma sessão plenária e a palestra de encerramento com o juiz eleitoral Dr. Vinícius Ristori.

“O projeto de Ciências Humanas teve como objetivo principal formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na política levando os alunos a compreender todas as etapas das eleições e a função dos três poderes – executivo, legislativo e judiciário -,tanto no âmbito municipal quanto estadual e federal. Acredito que conseguimos alcançar êxito através do uso de vídeo aulas do material da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Kit Cidadania – que utilizamos em sala de aula e também através de debates e mesas redondas feitas entre professores e alunos”, conta a professora de história Vanessa Gomes. “O projeto foi produtivo e conseguimos em tempo hábil fazer com que nossos alunos pudessem ter uma consciência mais crítica e cidadã, mais conscientizados para essa nova etapa que são as Eleições Municipais de 2016”, completa Vanessa.

Para o coordenador administrativo do Colégio Tiradentes tenente coronel Rubens as atividades visaram a informação e a formação de jovens eleitores conscientes.

“A proposta do Colégio não é apenas formar pessoas que tenham o conhecimento das disciplinas obrigatórias, mas também a formação do cidadão, pois mais do que ter o conhecimento das disciplinas os alunos são cidadãos perante a sociedade e devem ser conscientes, seja nas atividades religiosas, políticas ou comerciais. Dentro desse enfoque o projeto “Aptos a votar, aptos a governar” mostra a esses jovens adultos aspectos importantes. E por uma feliz coincidência estamos dentro do processo de eleições municipais e pudemos encerrar o projeto com a palestra do excelentíssimo juiz de direito da Vara Eleitoral Dr. Vinícius Ristori que trouxe importantes esclarecimentos a esses jovens eleitores”, finaliza o tenente coronel.

Lívia Ciccarini

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo