EntretenimentoMeio Ambiente

Ong Pró Rio Manhuaçu realiza Pedalada Consciente até o manancial Manhuaçuzinho

Com o propósito de conscientizar e chamar a atenção para a preservação do meio ambiente e a mudança de hábito quanto à economia de água, um grupo de trinta ciclistas aceitou o desafio de pedalar 27 quilômetros até o manancial Manhuaçuzinho. O evento “Pedalada Consciente Reação” serviu para que todos pudessem conhecer o sistema de captação que abastece Manhuaçu, e que está precisando urgentemente de uma ação, no sentido de preservar a  nascente do manancial.

A primeira parada do grupo foi na captação no Córrego São Sebastião, onde parte da água é captada. Em seguida no manancial, em Manhuaçuzinho, um abraço consciente foi dado.

Os participantes tiveram contato com as belezas naturais e puderam conhecer toda a riqueza que a natureza oferece, que nem sempre está tendo a atenção merecida de preservação. Integrantes da Ong também recolheram lixo no local, certamente dispensado por pessoas que passam nas proximidades. Numa condição favorável para garantir o abastecimento, o reservatório, porém, apresenta fragilidade em seu acesso. Durante a visita, um dos participantes observou que o manancial está bastante assoreado, mal cuidado, e uma limpeza poderia ajudar bastante para o armazenamento de água.

Em entrevista à reportagem, os diretores da Ong Pró Rio Manhuaçu, Roberto Vargas e Roberto David disseram que o momento de reação é agora, para salvar a nascente e possibilitar que haja a conservação da área. Segundo Roberto Vargas, o evento veio a somar, mudar a maneira de as pessoas agirem e fortalecer o trabalho de conscientização para a preservação. Depois da visita às duas barragens, uma cobrança para a construção de um reservatório será sugerida. Roberto David ressalta a preocupação diante do que foi visto. Ele acredita que caso não haja nenhuma ação, daqui a dois anos o cenário poderá ficar completamente diferente. “A preocupação da Ong é com o racionamento e a forma adequada com que a população deve fazer para economizar água. Vamos sensibilizar a todos para o uso racional e consciente da água. É preciso que haja ações diárias, para amenizar o problema”, considera Roberto David.

Ouvido também pela reportagem, Alisson Sad, um dos fundadores da Ong destaca a necessidade da atenção para a situação da água e do manancial no momento. “A gente sabe que não será fácil, nem da noite para o dia, mas não podemos ficar de braços cruzados. Presenciamos que é irrestrito o local e há até animais pastando nas margens, como se tivesse abandonada essa área tão rica. Pretendemos cobrar uma ação enérgica por parte do Poder Público novamente para cercar e reflorestar em volta do manancial que é a nossa riqueza hídrica”, destaca Alisson Sad.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo