O verdadeiro sentido do Natal
Cristãos de todo o mundo se preparam para a festa do Natal, a segunda data mais importante do ano, de acordo com a Igreja Católica. No entanto, embora seja uma data especial, para algumas pessoas é vista como período de consumismo, deixando de lado a consciência cristã e o espírito do período.
Nas paróquias do Bom Pastor e São Lourenço, o tempo do advento se iniciou três domingos antes do Natal e marca um período de preparação. Padre Chagas, pároco do Bom Pastor, diz que este é o período é especial. “O Advento é um tempo de preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. Neste tempo, celebramos duas verdades de nossa fé: a primeira vinda (o nascimento de Jesus em Belém) e a segunda vinda de Jesus (a Parusia). Assim, a Igreja comemora a vinda do Filho de Deus entre os homens (aspecto histórico) e vive a alegre expectativa da segunda vinda d’Ele, em poder e glória, em dia e hora desconhecidos”, ressalta Padre Chagas. “A espiritualidade do Advento é marcada por algumas atitudes básicas: a preparação para receber o Cristo; a oração e a vivência da esperança cristã. A preparação para receber o Senhor se dá na vivência da conversão e da ascese. Precisamos ter um olhar atento sobre nós e a realidade que nos cerca. Nos empenharmos para corresponder com a ação do Espírito de Deus que quer restaurar todas as coisas. O nosso relacionamento com o nosso corpo e os nossos afetos, com nossos familiares e pessoas íntimas, nossa participação na vida eclesial e social devem estar no foco de nossa atenção. A preparação para celebrar o Natal demanda uma confissão sacramental bem feita e um propósito firme de renovação interior”, completa.
Ele explica ainda que este tempo é marcado por uma vivência mais profunda da vida de oração. A leitura orante deste período nos coloca em contato com as profecias de salvação do Antigo Testamento, com a expectativa que os cristãos da Igreja primitiva tinham da Parusia e com os eventos principais que antecederam o nascimento de Jesus. “A recordação dos eventos que antecederam a primeira vinda de Cristo se torna a base da preparação da Igreja para o novo Advento do Senhor. A Santa Missa e a Liturgia das Horas são os principais momentos celebrativos. Os exercícios de piedade, como a oração e a meditação dos mistérios gozosos do Rosário, a oração do Angelus Domini e a Novena de Natal podem ser um caminho feliz para a vivência da oração comunitária neste tempo”, destaca.
Natal do consumismo
Diante da realidade comercial, para alguns o consumismo ganha tônica mais forte nesse período, lamenta Pe. Chagas. “Estamos perdendo o verdadeiro sentido do Natal, ou de forma mais generalizada, estamos perdendo o encanto de estarmos festejando, aproveitando o momento junto de quem se ama ou simplesmente acreditando que os bens de consumo possam substituir o estar presente”, disse.
O verdadeiro significado do Natal é o amor. “Deus amou os seus e forneceu uma única maneira para passarmos a eternidade em Sua presença. Ele deu o Seu único Filho para carregar em nosso lugar a punição por nossos pecados. Jesus pagou o preço por completo e, quando aceitamos esse dom gratuito do amor, somos livres da condenação.
Programação de Natal
Matriz do Bom Pastor dia 24 de dezembro
Missa às 20h
Matriz do Bom Pastor dia 25 de dezembro
Missa às 19h
Paróquia de São Lourenço dia 24 de dezembro
Missa às 19:30h em Ponte do Silva
Missa às 20h em Luisburgo e Nossa Senhora Aparecida
Missa às 21h Matriz São Lourenço
Paróquia de São Lourenço dia 25 de dezembro
Missa às 09h Matriz São Lourenço
Missa às 19h Matriz São Lourenço
Missa às 19h comunidade São José e Santa Luzia
Jailton Pereira